Pedido de patente poderá ser feito eletronicamente a partir de julho
Pedido de patente poderá ser feito eletronicamente a partir de julho
Hoje, o acompanhamento da análise dos pedidos já pode ser feito eletronicamente. Mas o pedido ainda era feito totalmente no papel.
SABINE RIGHETTI
A partir de julho, os pedidos de patente poderão ser submetidos ao Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) pela internet, por meio de formulários eletrônicos. Hoje, o acompanhamento da análise dos pedidos já pode ser feito eletronicamente. Mas o pedido ainda era feito totalmente no papel.
O novo formato,pela internet, batizado de e-patente, tem base no sistema eletrônico do EPO (Escritório Europeu de Patentes), que concentra escritórios de patentes de 38 países da Europa.
A ideia do Inpi, de acordo com a assessoria do instituto, é acelerar as análises. Hoje, uma patente leva em média cinco anos e quatro meses para sair do papel. Em alguns países desenvolvidos, o prazo é de cerca de dois anos.
A previsão, de acordo com Julio César Moreira, diretor de patentes do instituto, é aumentar a quantidade de depósitos de patentes em até 10% neste ano, em relação a 2011, quando foram depositados 31.924 documentos.
Fonte: Folha de S.Paulo As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.